sábado, 31 de março de 2012

Atividade com 2 grupos

Atividade realizada em colaboração com o grupo do Pós Diplomática

http://posdiplomatica.blogspot.com.br/2012/03/atividade-com-2-grupos.html#comment-form

Segundo Mariano Garcia Ruipérez, a definição de documento histórico é qualquer testemunho escrito que pode dar fé de um feito, não carecendo de forma e força legal. Tomando como base discussão em sala de aula, consideramos que o documento histórico, é aquele que é considerado relevante pela sociedade independente de sua origem ou objetivo inicial.
Considerando como exemplo um documento que se encaixasse na definição de Ruipérez, escolhemos a caneca do "assassinato", exemplo exposto em sala de aula . Mesmo carecendo de valor administrativo, júridico ou de modo "convencional", pode ser considerado histórico em qualquer situação que fosse, por qualquer motivo, considerado relevante para a sociedade ( prova de como a sociedade funciona para futuros arqueólogos, por exemplo).
Outro exemplo que consideramos pertinente apresentar é a carta do presidente JK http://blogln.ning.com/profiles/blogs/carta-presidente-juscelino. Visto que é documento histórico, considerando sua relevância como prova de correspondência do presidente e do estado de espírito do mesmo ao final de sua legislatura.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Atividade Nº 2 - Análise de Documentos


- Copia de atestado médico:

Forma: Cópia

Formato: Folha avulsa

Gênero: Textual

Espécie: Cópia de atestado médico

Suporte: Papel

Tipologia: Cópia de atestado médico.

è Não pode ser considerado um documento de arquivo, mesmo sendo um documento de caráter comprobatório e por ser um documento visa cumprir seus objetivos e finalidades, ele não tem nenhum caráter legal, pois é apenas uma copia e sem assinatura autenticada.



- Declaração:

Forma: Rascunho

Formato: folha avulsa

Gênero: Textual

Espécie: Declaração

Suporte: Papel

Tipologia: declaração

è A declaração pode ser considerada um documento de arquivo, pois constitui prova de compromisso perante  a uma terceira pessoa ou entidade, pois o declarante compromete-se relativamente ao conteúdo de sua declaração , visando cumprir suas finalidades. Mas a declaração necessita de assinatura para ser considerado valido, então o documento discutido não é de arquivo, pois não há assinatura.

- Trabalho final da disciplina:

Forma: Trabalho

Formato: Multimídia/Livreto

Gênero: Áudio visual/Textual

Espécie: DVD com capa e livreto

Suporte: Mídia, papel e propileno

Tipologia: trabalho final da disciplina

è O trabalho em DVD é um documento que pode ser caracterizado como um documento de arquivo, pois comprova que a atividade foi realizada e é fonte de pesquisa.



- Lista de Presença :

Forma: Original

Formato: Folha avulsa

Gênero: Textual

Espécie: Lista

Suporte: Papel

Tipologia: Lista de presença

è A lista de chamada pode ser considerada como um documento de arquivo,pois comprova quais alunos estiveram presentes na aula , embora a lista apresentada , seja uma lista sem nenhum valor legal.

- Folder:

Forma: Original

Formato: Dobrável

Gênero: Textual

Espécie: Folder

Suporte: Papel

Tipologia: folder para divulgação de evento

è É um documento apenas de caráter informativo, que faz a divulgação de um evento. E não pode ser considerado um documento de arquivo, pois tem caráter apenas informativo. O folder não comprova que o evento ocorreu, apenas que foi divulgado.



- Pôster do Corinthians:

Forma: Original

Formato: Cartaz

Gênero: Imagético e textual

Espécie: Pôster

Suporte: Papel

Tipologia: Pôster de time de futebol

è Esse documento pode ser considerado um documento de arquivo, pois comprova um fato ocorrido, é um documento que exalta a conquista de um titulo , faz parte da memória. Mesmo não tendo nenhum valor legal/legitimo.



- Lenço dos escoteiros:

Forma: Múltiplo

Formato: Lenço

Gênero: Simbólico

Espécie: Lenço

Suporte: Tecido e couro

Tipologia: lenço de escoteiro

è O lenço dos escoteiros pode ser considerado um documento de arquivo, pois tem caráter simbólico. É um objeto que carrega consigo um valor histórico e uma tradição de identificação de um grupo. Os arganéis  contidos no lenço comprovam sua autenticidade



- Bandeira:

Forma: Original

Formato: Bandeira

Gênero: Simbólico

Espécie: Bandeirola

Suporte: Tecido e madeira

è A bandeira não pode ser considerada um documento de arquivo, pois  é apenas a  representação de uma manifestação sobre uma causa, um movimento... Ou então, que caracteriza uma escola ou equipe, por exemplo. É apenas manifestação social.

- Livro:

Forma: Original

Formato: Livro

Gênero:Textual e imagético

Espécie: Livro

Suporte: Papel

Tipologia: livro

è Pode ser considerado um documento de arquivo, pois é uma obra que contem características de um documento de arquivo como: ser gerado em numero limitado e  fazer parte do acervo do seu respectivo autor, que foi quem produziu o livro.



Placa de Veiculo:

Forma: Original

Formato: Placa

Gênero: Textual

Espécie: Placa de carro

Suporte: Metal

Tipologia: Placa de carro

è A placa de carro pode sim ser considerada um documento de arquivo, pois a placa é  resultado de uma atividade administrativa emitida por uma  entidade legal, que visa cumprir  seus objetivos e finalidades, no caso o DETRAN que é o órgão que emite a placa de trânsito.


segunda-feira, 19 de março de 2012

A Grande Novidade de 1978

(a foto está ruim, mas foi proposital)


Ah, a primavera de 1978.
No dia 27/09/1978 nasci eu, essa humilde blogueira e quem sabe um dia arquivista que vos fala/escrevre. Deste nascimento várias alegrias, preocupações, incertezas e quiçá orgulho para os meus dedicados e amados pais.
Mas o primeiro, primeiro mesmo documento que me pertence é minha certidão de nascimento. Registro da minha cidadania, prova da minha existência, do meu estado civil, o momento que coroou nove meses de perguntas de "qual vai ser o nome?". Lá estava ela (a resposta) na certidão de nascimento, faceira e definitiva: Daniella Larcher.

Então, uma análise breve do documento que me acompanha há quase 34 anos:


Suporte: papel
Layout: cabeçalho identificando país, estado, municipio, comarca, e distrito. Título. Identificação do local de emissão (cartório de registro civil) nome do oficial emitente e dos escreventes . Certidão contendo os seguintes dados: folha de registro, livro, nome, sexo, cor, local de nascimento (hospital e cidade), data, horário, filiação, regime de casamento dos genitores, filiação dos genitores, nome do declarante, observação de data de registro. Aposto de fé pública, data e assinatura do oficial de registro civil.
Emissor: Cartório de paz e de registro civil da cidade de Araguari - Minas Gerais.
Gênero: textual.
Formato: folha avulsa
Forma: original
Espécie: certidão
Tipologia: certidão de nascimento
Bibliografia: Acervo pessoal de Daniella Larcher

Mas que grande novidade!

Bem vindos ao nosso humilde blog, caros leitores.
Estamos aqui com um só objetivo: não reprovar (o que é muito diferente de passar com mérito) na matéria de Diplomática e Tipologia Documental. (ah, professor André, queremos tanto nosso diploma...) piadas e brincadeiras à parte vamos ao que interessa:

Nome do grupo: Museu de Grandes Novidades (com direito a se discutir se um nome tão grande pode ser utilizado)

Participantes:
Daniella Larcher
Renan Araujo Viana
Lucas M Alves
Felipe (ainda não entramos em contato com ele, mas confirmaremos em breve)

Departamento: Museologia.