segunda-feira, 19 de março de 2012

A Grande Novidade de 1978

(a foto está ruim, mas foi proposital)


Ah, a primavera de 1978.
No dia 27/09/1978 nasci eu, essa humilde blogueira e quem sabe um dia arquivista que vos fala/escrevre. Deste nascimento várias alegrias, preocupações, incertezas e quiçá orgulho para os meus dedicados e amados pais.
Mas o primeiro, primeiro mesmo documento que me pertence é minha certidão de nascimento. Registro da minha cidadania, prova da minha existência, do meu estado civil, o momento que coroou nove meses de perguntas de "qual vai ser o nome?". Lá estava ela (a resposta) na certidão de nascimento, faceira e definitiva: Daniella Larcher.

Então, uma análise breve do documento que me acompanha há quase 34 anos:


Suporte: papel
Layout: cabeçalho identificando país, estado, municipio, comarca, e distrito. Título. Identificação do local de emissão (cartório de registro civil) nome do oficial emitente e dos escreventes . Certidão contendo os seguintes dados: folha de registro, livro, nome, sexo, cor, local de nascimento (hospital e cidade), data, horário, filiação, regime de casamento dos genitores, filiação dos genitores, nome do declarante, observação de data de registro. Aposto de fé pública, data e assinatura do oficial de registro civil.
Emissor: Cartório de paz e de registro civil da cidade de Araguari - Minas Gerais.
Gênero: textual.
Formato: folha avulsa
Forma: original
Espécie: certidão
Tipologia: certidão de nascimento
Bibliografia: Acervo pessoal de Daniella Larcher

Nenhum comentário:

Postar um comentário