segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ciencia da Informação e Documentos imagéticos






Os documentos imagéticos apresentam um grande desafio quanto sua própria concepção enquanto documento de arquivo e muitas vezes apresenta discordância quanto ao seu suporte e sua técnica de produção, a própria fotografia por muito tempo não foi considerada relevante para o arquivamento. A monografia de Laila di Pietro e Nathalia Ferreira explica que Os registros imagéticos foram durante muito tempo classificados e descritos a partir do fotógrafo responsável e a técnica utilizada, distanciando-se ainda mais da sua contextualização arquivística. O texto de Andre A. Lopez, Contextualización Archivística de Documentos Fotográficos, explica que documentos imagéticos de arquivo dissociados de seu organismo produtor reduzem as possibilidades de uma compreensão global quanto ao seu significado (pag.4) documentos imagéticos de arquivo não podem ser analisados individualmente e fora do seu contexto de produção, pois perdem o seu caráter arquivístico e tornam-se fonte de um conhecimento que pode ser errado quanto ao seu significado. A análise tipológica de materiais audiovisuais e imagéticos contribui para que os documentos sejam armazenados de forma a se relacionarem com a instituição, comprovando sua autenticidade e relatando os procedimentos existentes para sua produção, ou seja, como o documento foi produzido, por quem e para qual finalidade, como cita a monografia desenvolvida por Laila e Nathalia (pag.13).Gombrich (2008) explica que quando estamos falando de arte, temos que descobrir as prováveis intenções  e a finalidade da obra de arte no ambiente em que foi criada, como na imagem proposta pelo exercício onde deve-se descobrir qual foi a intenção do autor Robert Doisneau em reproduzir tal imagem. É preciso investigar os motivos, as finalidades e as causas de tal reprodução e porque esse documento foi preservado. Nem sempre o que uma pessoa observa em uma foto e mesma coisa que outra pessoa observa... Os pontos de vistas são diferentes, cada um observa com a sua ótica e com seus conhecimentos e faz sua própria leitura da imagem que vê. Se for um contexto administrativo sem referência, isso nos levará a fazer qualquer descrição da imagem para outro contexto. Como explica o professor André Porto A. Lopez em documentos imagéticos de arquivo, que os organizadores de acervos de documentos imagéticos tendem, muitas vezes, a valorizar os conteúdos informativos da imagem, ao invés do seu contexto de produção, isto é os motivos pelos quais os documentos foram produzidos (pag.24). A monografia Organização de documentos audiovisuais e imagéticos: uma abordagem em diplomática e tipologia documental de Laila Figueiredo di Pietro e Nathalia ferreira de Carvalho aborda que a análise tipológica de materiais audiovisuais e imagéticos contribui para que os documentos sejam armazenados de forma a se relacionarem com a instituição, comprovando sua autenticidade e relatando os procedimentos existentes para sua produção, ou seja, como o documento foi produzido, por quem e para qual finalidade. A organização dos documentos através da Diplomática e Tipologia Documental permite ao profissional da informação, além do armazenamento do acervo e sua catalogação, indexação e classificação, um novo modelo de arquivamento que permitirá sua busca para finalidades específicas, de comprovação da autenticidade do documento, de acordo com suas relações institucionais (pag.13). O estudo de Laila e Nathalia também faz outra observação muito importante: Que os documentos imagéticos tradicionalmente recebem um tratamento arquivístico focado nas descrições da imagem propriamente dita e que normas adotadas para classificação e descrição da imagem, podem dificultar o acesso às características arquivísticas que definem a finalidade do arquivo e corre-se o risco da perda da autenticidade do documento durante esse processo. A fotografia de Robert Doisneau segundo os textos lidos, considerada como um documento individual, perde o seu contexto arquivístico. A análise da fotografia da V5 comunicação da cachoeira é ótima para explicar o que ocorre com os documentos imagéticos... Por ser criada com a finalidade de uma campanha publicitária dentro de sua instituição produtora ela será armazenada na serie referente à determinada campanha. Mas caso a foto tivesse sido produzida por uma equipe de esportes que realiza rapel na cachoeira, com a intenção de registrar uma atividade realizada pelo atleta o documento seria diferente, mesmo a fotografia sendo a mesma aparentemente. A análise de um documento imagético deve ser feita a partir de quem produziu o documento, com qual intenção e com qual finalidade e dentro do seu contexto para que o estudo desse documento seja feita de maneira coerente e correta.





Bibliografia:



 - Organização de documentos audiovisuais e imagéticos : uma abordagem em diplomática e tipologia documental – Laila Figueiredo di Pietro e Nathalia Ferreira de Carvalho

 - Contextualización Archivística de Documentos Fotográficos – Andre Porto A. Lopez

 - Documentos imagéticos de arquivo - Andre Porto A. Lopez




2 comentários:

  1. Ficou bom, o conteúdo tá bacana, resumido, sucinto!!
    Aconselho vocês a colcoarem uma imagem só pra ficar mais ilustrativo!
    Beleza, lind@s?

    =)

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  2. Gente, esse texto daí de cima está bem organizado, porém traz frases e ideias de outros autores sem que seja feita a devida menção e referenciação para cada pedaço parafraseado/copiado.

    Bem sei que não houve intenção de plágio, mas, cumprindo os objetivos pedagógicos da disciplina, fica dado aqui esse toque.

    Para melhor entender a questão do plágio vejam o divertido post sobre o tema aqui.

    Outro problema desse tipo de mistura de ideias e autores (sem a devida menção) é que a confusão também se espalha para o vosso texto, deixando o leitor em dúvida sobre quais são as ideias do grupo e quais são as ideias de outros autores.

    Não se desesperem, porque esse problema é bastante normal com alunos de graduação. Minha sugestão é manter esse texto como está, para fins pedagógicos e ilustrativos e fazer uma nova versão ajustada, oportunamente, incluindo aqui o novo link.

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